No momento em que vislumbramos aumentar produtividade, desempenho e lucro, logo devemos remeter nosso pensamento à um planejamento estratégico. Para definir um plano de ação em um ambiente corporativo sem mensurar os resultados da empresa é algo absolutamente impossível, sendo que uma situação leva a outra.
Atualmente, existem determinadas ferramentas que estão a disposição das empresas para otimizar seu plano de ação empresarial, fazendo com que seus resultados e projeções sejam mais precisos e concretos, objetivando suas metas, para que elas se solidifiquem de forma mais palpável.
O ponto alto para conquistar seu objetivo em ambiente corporativo será primeiramente entender o que são as chamadas KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, indicadores de desempenho como ferramentas à disposição das empresas para mensurar os resultados presentes em sua realidade.
Estes indicadores medirão cada processo interno da empresa, definindo os resultados presentes de determinado setor, indicando que o mesmo está produzindo o resultado esperado atualmente e se continuará produzindo tal resultado à longo prazo, possibilitando assim, uma projeção de desempenho mais clara para os gestores.
INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Esse tipo de indicador é fundamental para realizar o estudo de rendimento dos profissionais atuantes na empresa, porém, podem ser um tanto variantes, uma vez que dependerá do tipo de função que cada profissional exerce na empresa. Veremos por exemplo, um profissional da advocacia, onde a atuação e desempenho deste e a rentabilidade que ele apresentar será analisada, relacionando “tempo x produtividade, custo x retorno”.
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Com este indicador teremos com maior clareza se o investimento em pessoal está sendo plenamente suprido, se os colaboradores estão atendendo as demandas diárias satisfatoriamente, se há necessidade ou não que atualizar o treinamento ou aprimoramentos de conhecimentos dos colaboradores envolvidos, se o investimentos em “máquinas” para o auxílio do homem é necessário, há depender de cada tipo de negócio, etc.
INDICADORES ESTRATÉGICOS
Estes são indicadores que influenciam diretamente na produtividade da empresa/sociedade, ou seja, a principal função deste é a demonstração objetiva de metas à serem alcançadas pela empresa, como por exemplo, a expansão do negócio. Os indicadores em questão são acompanhados pela diretoria da empresa, buscando especificar quais são os reais objetivos presentes e futuros que a empresa pretende alcançar, para que a produtividade almejada seja alcançada.
Através deste indicador, é possível mensurar os resultados a longo prazo da empresa, ao delimitar onde se quer chegar, como por exemplo, se o objetivo de determinada sociedade de advogados especialistas em Direito Civil, é expandir o seu alcance de clientes, poderão buscar profissionais da área de Direito Tributário para agregar possibilidades ao escritório, aumentando assim as chances de procura dos profissionais de dois ramos, consequentemente aumentando sua carteira de clientes. E com a ajuda do indicador de estratégia, a sociedade terá uma projeção objetiva se esta contratação efetivamente irá colaborar para o resultado pretendido pela sociedade.
INDICADORES DE COMPETITIVIDADE
Este tipo de indicador pode ser muitas vezes confundido como um indicador de desenvolvimento da empresa, uma vez que para mensurar os resultados de competitividade da empresa, será necessário que o gestor faça uma análise do desenvolvimento da empresa perante seus concorrentes, para que assim se possa analisar sua posição e verificar os pontos a serem remanejados para então estar em vantagem perante aos demais.
Para que este indicador encontre a realidade, se deve analisar não apenas a sua empresa, mas também suas concorrentes mais próximas, verificando seus pontos fracos e como explorá-los a seu favor, pois assim este indicador poderá lhe mostrar exatamente como superá-las e também indicar a posição específica de sua empresa dentre as similares do ramo explorado.
INDICADORES DE CUSTO PARA AQUISIÇÃO DE CLIENTES
Este indicador também é conhecido como CAC (custo de aquisição de clientes), e sua importância é latente para que a análise de custos da empresa seja feita com precisão. Uma empresa bem gerida sabe exatamente qual o custo para se conquistar mais clientes, que consequentemente lhe geraram maior rentabilidade, ou seja, nada mais é do que um investimento, porém, quanto será necessário investir para alcançar os objetivos da empresa?
O indicador de custo irá especificar, dentro das possibilidades da empresa, quanto está sendo gasto para aquisição de novos clientes, e também quanto ainda será possível ser investido pela empresa para chegar ao seu objetivo. Para chegar a este número, deverá ser feito o cálculo do valor desta despesa, dividido pelo número de sua carteira de clientes, e caso o total seja significativamente alto, quer dizer que o investimento deve ser reduzido, pois a rentabilidade não está compensando à despesa.
Poder mensurar os resultados de gastos com clientes é de suma importância para qualquer empresa/sociedade, pois um deve ser consequência do outro, caso contrário, estaríamos “pagando” para trabalhar.
INDICADORES DE QUALIDADE
Neste caso nos referimos a qualidade do produto ou serviço prestado especificamente, pois mensurar os resultados de qualidade nos garante tem total conhecimento sobre a produtividade do serviço que está levando nosso nome do mercado.
Este indicador pode ser relacionado também ao serviço prestado por um profissional autônomo por exemplo, ele pode calcular o tempo gasto para realizar determinado trabalho, com o nível de satisfação do cliente, gerando um denominador relacionado ao resultado.
INDICADORES DE CUSTO COM FOLHA DE PAGAMENTO NA RECEITA BRUTA DA EMPRESA
Utilizar estes indicadores é de grande importância para empresa, pois possibilita descobrir o valor gasto com pessoal na receita bruta da empresa, uma vez que neste valor de receita ainda não foi descontado os valores devidos com impostos, despesas fixas e voláteis da empresa, sem este cálculo não temos ideia se o investimento compensa o retorno ou não.
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Normalmente este cálculo é realizado pelos contadores contratados pelas empresas/sociedades, porém não é um “bicho de 7 cabeças” em se tratando de empresas de menor porte, sendo que ele pode ser realizado dividindo o valor da folha de pagamento total da empresa pelo valor da receita bruta, multiplicando o resultado por 100, assim chegaremos ao custo real da folha de pagamento desta empresa.
INDICADORES DE INOVAÇÃO
Com as crescentes novidades que o mercado apresenta para o consumidor/cliente diariamente, para que uma empresa possa ter um destaque satisfatório neste mercado, inovar é uma crestar de sobrevivência, sendo que a concorrência está cada vez mais acirrada em todos os setores. Com estes indicadores será possível mensurar os resultados de inovação na empresa, se existe a necessidade de maior investimento ou não, se os produtos ou serviços prestados devem ser reformulados para atender as necessidades atuais do mercado, se implementar tecnologia ao negócio fará com que o tempo seja otimizado e o lucro aumentado, entre outros casos em este indicador poderá contribuir para a atualização e modernidade de seu negócio.
Utilize ferramentas para acompanhar os KPI’s
Algumas ferramentas possibilitam às empresas obterem com facilidade os resultados dos KPI’s determinados. Se tratando de escritórios de advocacia, existem diversos softwares voltados para esse ramo que permitem a geração de relatórios robustos e com informações extremamente ricas para a tomada de decisões. Um deles é o Sisea, um software voltado exclusivamente para a gestão de escritórios de advocacia e que, portanto, disponibiliza infinitos recursos para o acompanhamento de KPIs.